Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Segundo semestre na Rede Municipal de Educação inicia com planejamentos

Publicada em 05/06/2020

  • Segundo semestre na Rede Municipal de Educação inicia com planejamentos

O ano letivo de 2020 está repleto de adaptações, inovação, trabalho e esforço redobrado em função da pandemia do novo Coronavírus. Com a retomada das atividades depois do recesso, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu as duas primeiras semanas de junho como um tempo de avaliação para os professores e família.

Neste período, as escolas organizarão a devolução das atividades domiciliares encaminhadas antes do recesso. Será feita ainda a escuta das famílias, o recolhimento das atividades e serão agendadas as entregas dos cadernos e de novos materiais para o segundo trimestre. Através dessas ações, será feita a avaliação qualitativa do que foi encaminhado e desenvolvido pelo aluno, o engajamento para a realização das atividades, de forma que seja possível perceber quem são os alunos que necessitam de mais atenção e acompanhamento.

Além da escola, a atuação da família é fundamental para amenizar as mudanças causadas pela pandemia, conforme as palavras da Coordenadora Pedagógica da SME Aline Rizzardi. “Os professores estão se desafiando muito e construindo novos modelos de aulas, fazendo uso intenso das tecnologias. O vínculo com o conhecimento está mantido, e nas famílias sem acesso a internet, as propostas chegam no formato físico. Para esse segundo semestre, novas propostas serão lançadas. Todos, mais do que nunca, então intensamente engajados na proposta de manter as famílias ligadas à escola e vinculadas assim ao conhecimento. É importante lembrar da importância e do dever das famílias na educação de seus filhos, também da escola dando todo o suporte mesmo à distância, para que as crianças passem por esse período com o menor prejuízo possível.

” Durante este período de avaliação, foi proposta para as famílias a reflexão sobre a pergunta “Qual sonho você quer realizar quando a pandemia passar?”. Dentro desta proposta, cada professor desenvolverá a atividade com sua turma, sugerindo um texto, desenho ou outro método de aplicação. A partir do dia 15 de junho serão retomados os envios de atividades domiciliares, mas agora com uma novidade. A Secretaria Municipal de Educação está lançando o projeto LEMA’RTE, onde duas vezes por semana as famílias receberão atividades culturais e interdisciplinares.

Toda quarta-feira, serão encaminhados vídeos sobre matemática, português, e toda sexta-feira serão encaminhados vídeos do “A Coxilha Vai À Escola” e de diferentes temas culturais, como teatro e filmes. Dessa forma, o envio de materiais será dividido da seguinte forma: Três vezes por semana serão enviadas atividades sobre conteúdos específicos e duas vezes por semana conteúdos interdisciplinares. O objetivo dessas ações é disponibilizar materiais que possam ser aproveitados por toda a família nesta época da quarentena, a fim de distensionar o momento de sobrecarga de trabalho causado pela pandemia. Os professores também terão mais tempo para preparar conteúdos de mais qualidade, que façam realmente o aluno pensar, que não sejam realizadas somente de forma mecânica.

Para que o conteúdo interdisciplinar chegue ao maior número possível de pessoas, a Secretaria Municipal de Educação iniciou tratativas com a Câmara Municipal de Vereadores, para que as atividades sejam exibidas na TV Câmara. Assim as famílias terão diversas opções para acessas os vídeos, pois eles serão distribuídos no Youtube, WhatsApp, Facebook e ainda por um Canal de TV. E para levar todas as programações para toda a comunidade de Cruz Alta, ainda estão sendo preparados programas de rádio, que serão veiculados em duas diferentes emissoras.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

UNINTER
POP ROCK 105.1
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface