Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Formação de Braille busca educação cada vez mais inclusiva

Publicada em 30/08/2019

  • Formação de Braille busca educação cada vez mais inclusiva

A Uergs, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta, da UNICRUZ e da 9ª CRE realizaram um curso com o tema “Introdução às Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille”. As atividades aconteceram durante toda a semana de 26 a 30 de agosto e participaram professores das redes municipal e estadual de ensino que atuam com Educação Inclusiva, além de estudantes e funcionários.


O curso foi ministrado pela professora Maria Luiza do Livramento, do Instituto Benjamin Constant (IBC), do Rio de Janeiro. Além de técnicas da escrita e da leitura em braille, a professora discorreu sobre diversas situações do dia a dia em que pequenas atitudes possibilitam a inclusão de todas as formas. A iniciativa objetiva oportunizar formação para a comunidade acadêmica.


Para a Secretária Municipal de Educação Elizabeth Fontoura Dorneles, a educação inclusiva visa sociedade inclusiva. “A educação inclusiva é cada vez mais uma tarefa de todos os professores. Quanto mais nós pudermos nos capacitar para trabalhar com as diferenças, melhor. E a deficiência visual talvez represente uma das maiores dificuldades para capacitar, porque é preciso que se faça uma alfabetização do professor para o código de braille e depois uma adaptação, ter conteúdos e ter didáticas de trabalho. A presença da professora Maria Luiza, altamente capacitada para isso e portadora da própria deficiência, está sendo um passo muito importante para avançarmos na educação inclusiva como uma meta de vida em sociedade, fazendo a inclusão na medida em que nós entendemos isso como uma condição de vida”, ressaltou a secretária.


A diversidade proposta pela escola inclusiva é proveitosa para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que usufruem de uma escola preparada para ajudá-los com o aprendizado e do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, a desenvolver o sentido de entreajuda, o respeito e a paciência.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cruz Alta

ROSMER PALACE HOTEL
UNINTER
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface