Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Secretaria Municipal de Saúde faz balanço das ações de combate a Covid-19

Publicada em 15/05/2020

  • Secretaria Municipal de Saúde faz balanço das ações de combate a Covid-19

 

A secretaria municipal de Saúde de Cruz Alta iniciou no dia 22 de março o monitoramento de casos suspeitos/em isolamento domiciliar de COVID-19, pacientes estes com sintomas de síndrome gripal. Desde o começo do monitoramento até a última terça-feira (12) foram 506 pacientes considerados suspeitos/em isolamento domiciliar, atendidos nas Unidades de Saúde (US), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais do município.

         A faixa etária de 20 - 24 anos concentrou o maior número de suspeitos/em isolamento domiciliar - 63 monitorados.

         A região com maior número de suspeitos/ em isolamento domiciliar foi do bairro Primavera - 77 monitorados.

         “Para todos os casos suspeitos/ em isolamento domiciliar é fornecido atestado médico e orientação quanto ao isolamento domiciliar e o monitoramento é realizado, preferencialmente por telefone, pelo profissional médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do território do paciente. O monitoramento ocorre na segunda, quarta e sexta-feira e tem por finalidade avaliar a evolução do quadro clínico do paciente, trabalho que tem por prioridade manter o paciente em isolamento domiciliar e assistido pela equipe de saúde. Caso ocorra necessidade o paciente é avaliado presencialmente no domicílio ou na US, com as devidas medidas de prevenção individual”, explica a secretária municipal de Saúde Marindia Borges.

         Foram realizados 110 testes RT-PCR e 14 testes rápidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em laboratórios privados foram testadas 37 pessoas, totalizando 161 casos suspeitos testados - resultando em 3 casos positivos.

         “A SMS atua no enfretamento ao COVID-19 mantendo equipes completas nas unidades atualizando protocolo de atendimento e de testagem, capacitando equipes para realizar os exames nos casos suspeitos, fornecendo Equipamento de Proteção Individual (EPI) para as equipes assistenciais, alimentando os sistemas de informação, realizando investigação epidemiológica, elaborando notas técnicas, fiscalizando e orientando estabelecimentos, enviando os exames para o Laboratório Central – Lacen - no prazo estabelecido, divulgando o boletim epidemiológico diariamente, e nas demais ações propostas por instituições públicas e privadas. Procure sua unidade de saúde se apresentar sintomas de síndrome gripal, sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade de respiratória”, ressalta a secretária.

         Os testes estão disponíveis pela SMS, para casos com síndrome gripal as seguintes pessoas e situações:

 

         - profissionais de saúde, profissionais da secretaria da administração penitenciária e da secretaria de segurança pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto Geral de Perícias e Polícia Civil);

 

         - pessoas a partir dos 50 anos;

 

          - profissionais que trabalham em veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros;

 

         - surtos em instituições fechadas;

 

         - contactantes de casos confirmados domiciliares e confirmados do mesmo ambiente de trabalho que tenham tido contato sem o uso de EPI;

 

         - o teste também está disponível para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados e óbitos.

Fonte: Secretaria de Saúde de Cruz Alta

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface