Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Calendário das Escolas Municipais de Cruz Alta segue decreto estadual

Publicada em 08/04/2020

  • Calendário das Escolas Municipais de Cruz Alta segue decreto estadual

As aulas das escolas municipais de Cruz Alta estão suspensas até o dia 30 de abril, conforme as determinações do Decreto Estadual Nº 55.154, de 1º de abril de 2020 e pelo Decreto Municipal Nº 108 de 20 de março de 2020. Esse período pode ser estendido diante das evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde para evitar a disseminação do Coronavírus.

A situações excepcionais requerem medidas excepcionais. Conforme a Secretária Municipal de Educação, Dr.ª Elizabeth Fontoura Dorneles, os esforços de todos são para que o vínculo com os alunos continue forte. “Vivemos no mundo uma situação inusitada, jamais experimentada por quem veio ao mundo após a segunda guerra mundial. Nossa condição de vulnerabilidade, frente a um vírus que não escolhe a quem atacar, faz com que tenhamos atitudes movidas não só pela relação trabalho/empresa/salário, mas pelo nosso sentimento de humanidade. Por outro lado, tudo é incerto em relação ao tempo de aulas paralisadas, de validação de atividades domiciliares, de flexibilização da legislação quanto aos 200 dias letivos, etc.

Entretanto, algumas coisas estão acontecendo que não podem ser ignoradas por nenhum de nós: paralisamos nossa relação presencial com os alunos no início do processo de criação do vínculo conosco e com a aprendizagem relativa ao novo ano escolar da criança; as famílias, em muitos casos, não têm estrutura para manter o vínculo dos filhos com o conhecimento, quando esses estão fora do ambiente escolar; diretores, supervisores e a maioria dos professores estão trabalhando, mesmo em isolamento social, com enorme dedicação para manter as crianças vinculados ao conhecimento, mesmo em casa. Não estamos em férias e a sociedade, que há de vir após essa crise, terá bons motivos para conceder ao professor aquele reconhecimento pelo trabalho desenvolvido antes e durante esse período. Temos a consciência de que não abandonamos nossos alunos mesmo com a escola fechada”, destacou a Secretária.

Para que esse período distante da escola não represente um período de distanciamento dos livros e do estudo, a Secretaria Municipal de Educação orientou a todas as 43 escolas do município que sigam trabalhando com atividades a distância, encontrando meios para que todos os alunos possam acessar o conteúdo proposto. Os professores e a equipe de cada instituição estão superando os desafios e buscando novas ferramentas de ensino. Redes Sociais e demais ferramentas da internet se transformaram em salas de aulas e nas ocasiões em que não há acesso, os professores preparam kits que são levados até os alunos.

Sobre a recuperação dos dias letivos, a SME está acompanhando as tratativas e determinações em âmbitos Nacional e Estadual (Governo Federal, Conselho Nacional de Educação, FAMURS, UNDIME, UNCME), para que se normatize a recuperação dos dias letivos parados. Uma das decisões já estabelecidas foi a flexibilização dos dias letivos, através da Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020, que apesar disso mantém a obrigatoriedade do cumprimento das 800 horas anuais.

Fonte: Secretaria de Educação de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface