Publicada em 27/03/2020
Segundo informações disponibilizadas a pouco pelo boletim epidemiológico municipal, até o momento Cruz Alta não possuí nenhum caso confirmado para Covid-19 (coronavirus).
O município segue com dez casos suspeitos, aguardando resultados.
Confira mais informações disponibilizadas pelo boletim:
Informe Epidemiológico Municipal Semanal – COVID-19
Definição de Caso: 1. SINDROME GRIPAL Definição: paciente com febre de início súbito (≥37,8°C) mesmo que referida, acompanhada de tosse OU dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia, na ausência de outro diagnóstico especifico.
Crianças < 2 anos: febre de início súbito e sintomas respiratórios: tosse, coriza e obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
1.1 Profissionais de saúde: todos os casos de profissionais de saúde que preencham a definição de Síndrome Gripal, irão ter coleta de amostra para diagnóstico laboratorial para COVID-19.
2. SÍNDROME RESPIRATÓRIA GUDA GRAVE (SRAG) HOSPITALIZADOS
Definição: indivíduo de qualquer idade, com síndrome gripal (conforme definição anterior) e que apresente dispneia ou os seguintes sinais de gravidade:
- saturação de SpO2<95% em ar ambiente.
- sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade.
- piora nas condições clínicas de doença de base.
- hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente. Ou
- Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.
2.1. Pacientes internados: todos os casos de pacientes que preencham a definição de SRAG, irão ter coleta de amostra para diagnóstico laboratorial para COVID-19.
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta