Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanha de Vacinação contra a gripe, tem inicio na próxima segunda-feira (23)

Publicada em 20/03/2020

  • Campanha de Vacinação contra a gripe, tem inicio na próxima segunda-feira (23)

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará a campanha da vacinação contra a gripe, no dia 23 de março, conforme orientação do Ministério da Saúde. Idosos e trabalhadores da saúde na linha de frente do combate ao coronavírus (profissionais da rede hospitalar e profissionais da rede pública de saúde que serão vacinados em seu local de trabalho) serão os primeiros grupos a receber a vacina.

Entretanto, com o recente cenário do novo coronavírus, e com o objetivo de não expor os idosos ao contágio, através de aglomerações, logo que, os idosos fazem parte do grupo de risco de contágio, a proposta inicial é que nesta primeira semana da campanha (de 23 a 28 de março), a vacinação aos idosos seja feita em seus domicílios.


A Enfermeira Coordenadora da Atenção Primária da SMS, Marindia Borges Santos, explica a decisão tomada pelo Comitê Permanente de Combate ao coronavírus. “Avaliando tudo isso, seria muito contraditório, nós falarmos em isolamento domiciliar, fechar comércio, e ao mesmo tempo chamar a população que mais tem riscos para as unidades de saúde”, ressalta.


Marindia também salienta que a Secretaria de Saúde está se organizando sobre a questão de logística (carros e motoristas) com apoio de parceiros como por exemplo, a defesa civil. “A proposta é: não terá vacinação para os idosos nas unidades de saúde na semana que vem em Cruz Alta, os idosos que aguardem em casa, e nós estaremos organizando nesta sexta-feira (20), final de semana se for preciso, nós vamos trabalhar e vamos deixar tudo organizado para iniciar a campanha”.


No total serão 21 equipes que vão sair a partir dessa segunda-feira (23) com a relação dos idosos e fazer a vacinação nos domicílios nesta primeira semana de campanha. Os dados para a localização de moradia dos idosos, foi retirada através do SIMUS.


Sobre a campanha em geral, vale ressaltar que a Secretaria de Saúde seguirá o calendário conforme orientações do ministério da Saúde. Confira como fica o calendário.


·         23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.


·         A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma).


·         A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.


Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde, através dos telefones (55)3324 3600 ou 3324 3869.

 

Fonte: Secretaria de Saúde de Cruz Alta

TAVOLA ASSESSORIA IMOBILIARIA
ROSMER PALACE HOTEL
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface