Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Boa Vista do Cadeado decreta emergência devido a estiagem

Publicada em 13/03/2020

  • Boa Vista do Cadeado decreta emergência devido a estiagem

Na manhã desta sexta-feira, dia 13 de março, no gabinete do prefeito Fabio Mayer Barasuol, foi realizada uma nova reunião com a finalidade de apresentar levantamento técnicos além de avaliar a situação o os problemas decorrente a esta estiagem que assola o município.

Vários municípios aqui da região que até decretaram estado de emergência,não obtiveram a homologação.Seguir a todos os critérios é de fundamental importância nesta hora.

Após a reunião, o prefeito Fabio, juntamente com a equipe da Defesa Civil local e o 1º Tenente José Ricardo Correa representante da Coordenação Regional da CREPDEC 5, deram entrada no sistema, inserindo os dados necessários para abastecer o mesmo com todas as informações. Com isso a prefeitura Decretou estado de Emergência devido a Estiagem.

As perdas das principais culturas e da bovinocultura de leite estão sendo comprovadas através de materiais e documentos necessários para encaminhar junto aos órgãos do Estado e a nível Federal. Segundo ultimo levantamento da Emater, as perdas econômicas do município são significativas e variáveis de acordo com a cultura e tipo de cultivo (sequeiro e irrigado), mas no geral se estimou uma perda de 58% na soja, 37% no milho e 40% no leite.

A ocorrência de chuvas neste momento é fundamental, principalmente, para a cultura da soja, que está na fase de enchimento de grãos e representa a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

Os números das perdas são alterados a cada dia que passa, devido à falta de chuva.

A falta de chuva tem causado não só a falta de água para a cultura ou bovinocultura, bem como para o consumo humano em algumas propriedades.

A Administração Municipal tem realizado várias ações, juntamente com a Emater e a Defesa Civil, incansavelmente em busca de preencher a todos os critérios, bem como atitudes para servir a população, principalmente com a abertura de bebedouros e o encaminhamento de projeto para abertura de novos poços artesianos na área rural.

A convite do prefeito Fabio Mayer Barasuol, a reunião contou com a participação da Vice-Prefeita, Maria Inês Dalla Costa, do representante da CREPDEC 5: Coordenador 1º Tenente José Ricardo Correa, dos Secretários Municipais, Gabriela Iziquiel, Luiz Fracaro, Jussara Daltrozo, Suleima Maturana Roenckol e Vanessa Xavier Padilha. Ainda participaram os representantes da Defesa Civil,Nei Mainardi e Alexsander Vieira e o Técnico Agrícola do Município,Paulo Keitel. Representando a Emater a Extensionista e chefe do Escritório Local, Liane Santos e os Vereadores, João Alberto Machado, Gerson Becker e Jorge Schwerz.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista do Cadeado

Confira outras imagens

  • Boa Vista do Cadeado decreta emergência devido a estiagem
Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface