Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Confirmado primeiro caso de coronavírus no RS

Publicada em 10/03/2020

  • Confirmado primeiro caso de coronavírus no RS

Foi confirmado na manhã de hoje, terça-feira (10), o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul. O primeiro caso, é de um homem de 60 anos, morador da cidade de campo Bom. Ele apresentou sintomas há algumas semanas quando retornou no dia 23 de fevereiro da Itália, o segundo país com o maior número de infecções e óbitos no mundo, atrás apenas da China, surgiu a doença.

Com este caso, o número de atingidos pela Covid-19 chega a 26 no Brasil, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde, disponibilizados na segunda-feira (09). Em um todo, são 930 suspeitas em no país, e 112 no RS.

O paciente foi imediatamente isolado por orientação da Secretaria, que seguiu protocolo do Ministério da Saúde. Ele encontra-se em bom estado de saúde e seus familiares não apresentam sintomas. Agora, o RS deve passar ao nível 1 do seu plano de contingenciamento. Permanecerá assim até 100 casos confirmados dispersos no estado ou quando a letalidade mundial ultrapassar 3%.

Na segunda-feira, 9, o Laboratório Central do Estado finalizou os primeiros testes de Covid-19 em território gaúcho. A instituição começou a realizar as análises na última sexta-feira, com o apoio de técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, que produz os insumos para os exames e é para onde a Secretaria da Saúde enviava as amostras com as suspeitas da infecção. O exame é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus. A cada rodada, com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e o outro negativo para controle, a partir de amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos pacientes suspeitos.

Fonte: Correio do Povo

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface