Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta declarou situação de emergência por conta da estiagem

Publicada em 04/03/2020

  • Cruz Alta declarou situação de emergência por conta da estiagem

A Administração Municipal declara situação anormal caracterizada como EMERGÊNCIA em todas as áreas de Cruz Alta. Esta ação foi tomada devido aos baixos índices de chuva verificados nos últimos 90 dias, reforçados por altas temperaturas.

A situação foi declarada conforme os levantamentos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário – COMDAGRO, EMATER/RS de Cruz Alta, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca, Abastecimento e Meio Ambiente.

Os dados apontam que a pouca chuva têm causado perdas na produtividade das lavouras de soja e milho cultivadas em Cruz Alta, na produção de leite e na produção de subsistência nas pequenas propriedades, afetadas em níveis significativos. Considerando estes dados, fica evidente que a economia do município, embasada fortemente na atividade de produção primária, sofrerá reflexos diretos dessas perdas também nos setores de comércio e serviços, bem como reflexos na arrecadação orçamentária municipal.

O documento, que vale por 90 dias e pode ser prorrogado por até 180 dias, autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de respostas aos desastres que será adaptado para a situação real do mesmo.

Por isso, a administração municipal, divulga dicas para o racionamento de água, indicando algumas maneiras de preservá-la:

1 - No banho: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Na descarga: verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo nem restos de comida no vaso sanitário.

4 - Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 - Vazamentos: um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 - Na caixa d’água: não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 - Na lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 - Na limpeza de quintal e calçadas, use vassoura: Se precisar, utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.

10- Reutilize a água sempre que possível.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface