Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Centro de Especialidades Médicas conta com uma central de curativos especiais

Publicada em 27/02/2020

  • Centro de Especialidades Médicas conta com uma central de curativos especiais

O Centro de Especialidades Médicas é um centro de atenção especializada, que realiza cerca de 2000 atendimentos mensais. Eles são divididos em atendimentos médicos, de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, eletrocardiograma, ostomia, audiometria e nutricionista. Atualmente, conta com uma central de curativos, que se refere a uma espécie de ambulatório, que tem o objetivo da realização de curativos especiais.

Para que seja realizado o atendimento, é necessário que tenha o encaminhamento, referência ou a contra referência através da atenção básica pois, na ESF, é realizado o atendimento primário e cabe à unidade de saúde encaminhar ao CEM.

No CEM é realizado uma primeira avaliação para ver qual a gravidade do ferimento, depois são aplicados os curativos crônicos, no qual são direcionados para ferimentos causados por úlcera, algum tipo de deficiência, feridas abertas ou lesões por diabetes, por exemplo. Segundo o Enfermeiro e Coordenador do CEM, Luis Felipe dos Santos, a ideia de montar uma central se deu pela grande demanda de atendimentos. “No ano passado surgiu a ideia de montarmos uma central de curativos especiais que seriam aqueles curativos mais crônicos que as estratégias não estão dando conta de atender, por uma questão de alta demanda, nesta sala podemos fazer outros procedimentos também, como sondagem e demais atendimentos que possam substituir ou ajudar na necessidade das estratégias da atenção básica”, explica. Além disso, o enfermeiro esclarece como é feita a organização dos pacientes que estão fazendo uso da central. “Com a chegada dos materiais especiais a gente optou por iniciar já a fazer esses procedimentos, então foi feito um chamamento nas unidades, o setor da ambulância nos auxiliou na vinda de alguns pacientes com curativos crônicos”.

Atualmente 38 pacientes são atendidos de forma regular, no qual vem até o CEM, fazer esses procedimentos de segunda à sexta, e no fim de semana a ambulância e a UPA suprem essa necessidade. Vale ressaltar que a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde custeia o transporte dos pacientes que não tem condições para se dirigir até o Centro. 

O CEM está localizado na Rua Pinheiro Machado, esquina com a rua Professor Annes Dias, número 1437. O horário de atendimento é das 08h00 às 17h30, sem fechar ao meio-dia.

O telefone para maiores informações é: (55) 3324 5212.

Fonte: Secretaria de Saúde de Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface