Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Antecipação da concessão da ferrovia do RS é estudada pelo governo federal.

Publicada em 18/02/2020

  • Antecipação da concessão da ferrovia  do RS é confirmada

Foi  confirmada a notícia pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que o governo federal estuda a antecipação da renovação da concessão ferroviária da Malha Sul, com fortes investimentos na malha de Cruz Alta e Uruguaiana.

O Município tem acompanhado de perto as discussões referentes ao tema da ferrovia.

“Temos participado de diversas agendas em Brasília tratando de assuntos relacionados ao tema das ferrovias, como a Ferrovia Norte Sul e a questão das famílias beira-trilho, e acompanhamos estas movimentações com muita atenção, articulando nossa base de deputados para monitorarem os debates dos grupos técnicos e políticos”, explica o prefeito Vilson Roberto.

Ele acredita que essa intenção deve se concretizar, pois o mesmo caminho foi traçado com a malha paulista, que deverá ter o contrato de renovação antecipado assinado no mês de março. “A concessão expira em 2028, mas não podemos esperar tanto para termos investimentos por parte da Rumo, a empresa concessionária”, finaliza o prefeito.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, “Há interesse da concessionária”, a respeito da renovação na Malha Sul, após participar de evento na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista nesta quinta-feira. Freitas afirmou aos jornalistas que “a ideia é trazer uma carga enorme de investimento”, recuperando dois ramais importantes para o Rio Grande do Sul, o de Cruz Alta e o ramal de Uruguaiana, “que atendem o agronegócio, o Oeste do Rio Grande do Sul”, disse o ministro. “A gente liga essas duas cidades até o porto do Rio Grande, cria linha direta para exportação do agronegócio gaúcho. Faz a repotencialização de toda a linha do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná e indo até o terminal de Sumaré, em São Paulo”, explicou.

O prefeito Vilson Roberto acredita que devido a importância estratégica e logística de Cruz Alta, a qualificação da malha ferroviária em Cruz Alta deve atrair mais investimentos para o município e fortalecer investimentos vinculados a ferrovia como os já anunciados: CCGL/Termasa-Tergasa, 3 Tentos, Pradozem, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Cruz Ata

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface