Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanha contra o sarampo será destinada a crianças e jovens dos 5 aos 19 anos

Publicada em 27/01/2020

  • Campanha contra o sarampo será destinada a crianças e jovens dos 5 aos 19 anos

Em 10 de fevereiro será dado início à campanha nacional de vacinação contra o sarampo para o público das crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos. A estratégia é destinada às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomada nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma dose, consideradas com esquema incompleto. A estimativa é de que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença. Desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Um em cada quatro casos registrados no Estado foi em pessoas nessa faixa etária.

A estratégia é a sequência das outras duas campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essas eram, na época (e continuam), as idades com mais casos confirmados.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).

Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de “dose zero”.

As boas taxas de coberturas vacinais do Brasil haviam propiciado que o país conseguisse em 2016 o certificado internacional de eliminação da doença. Contudo, a queda nos índices de vacinação voltou a deixar o Brasil suscetível a reintrodução do vírus.

UNINTER
TAVOLA ASSESSORIA IMOBILIARIA
Auto Demolidora Condor - Ferro Velho

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface