Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Ministério da Saúde revela notificação de caso suspeito de coronavírus no RS

Publicada em 23/01/2020

  • Ministério da Saúde revela notificação de caso suspeito de coronavírus no RS

O Ministério da Saúde concedeu uma entrevista coletiva no final da manhã desta quinta-feira para falar sobre o coronavírus, epidemia que matou 25 na China e que já registrou casos de pessoas infectadas em outros países, incluindo os Estados Unidos.

O secretário substituto de Vigilância em Saúde da pasta, Júlio Croda, relatou que o ministério recebeu notificação de um caso suspeito no Rio Grande do Sul.

A infecção, no entanto, foi descartada. "Nós recebemos algumas notificações: a primeira recebida foi do Distrito Federal, em 18 de janeiro, que foi descartado pelos critérios da Organização Mundial de Saúde. Depois, recebemos notificações de Santa Catarina e Minas Gerais, em 21 de janeiro, desconsideradas pelo mesmo motivo.

O Rio Grande do Sul também notificou um caso, mas também foi descartado", disse Croda.

"O Ministério da Saúde quer que os estados informem qualquer suspeição, até para que possamos esclarecer se são ou não de coronavírus, afirmou. Croda argumentou que o Brasil está preparado para diagnosticar a presença do vírus em solo brasileiro.

"Nossa rede laboratorial está preparada para receber a amostra de um possível caso suspeito e dar os andamentos necessários para a realização do diagnóstico. A Anvisa tem os protocolos já estabelecidos em casos de pandemia e doenças importantes. É importante esclarecer que não há evidência para fazer triagem de temperatura em aeroportos", acrescentou o secretário.

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface