Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Placa Mercosul será obrigatória a partir de 31 de janeiro

Publicada em 20/01/2020

  • Placa Mercosul será obrigatória a partir de 31 de janeiro

No dia 31 de janeiro o uso da placa Mercosul passa a ser obrigatório em todo o País.  A obrigatoriedade é para veículos novos, no primeiro emplacamento. Também para os que forem transferidos de um Estado para outro e ainda em caso de furto ou dano muito extenso à placa, que dificulte a leitura.

Cor da letra identifica categoria:

A nova placa tem fundo branco, quatro letras e três números, dispostos de maneira aleatória. A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo.  A cor preta é para carros particulares. A vermelha é para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem (autoescola).  Azul é para carros oficiais e verde para os de teste. O tom dourado identifica carros diplomáticos e o prateado, modelos de coleção. Em uma tarja azul fica o nome e a bandeira do país, além do emblema do Mercosul. Um futuro sistema integrado de consulta compilará dados sobre o veículo e seu proprietário. Essa banco de dados trará também eventuais registros de roubo e furto. A nova placa tem o mesmo tamanho da cinza. Apenas carros de passeio precisam ter placas na dianteira e na traseira. Para motocicletas, quadriciclos, reboques, tratores e guindastes apenas a placa traseira é obrigatória.

O presidente Jair Bolsonaro era contra a implantação do novo sistema. Em março do ano passado, durante a transmissão ao vivo que virou padrão às quintas-feiras pelo Facebook, Bolsonaro disse que acabaria com a placa do Mercosul. “Vamos, com o nosso ministro Tarcísio [Freitas, de Infraestrutura], ver se a gente consegue anular essa placa do Mercosul”, disse o presente.



ROSMER PALACE HOTEL
UNINTER
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface