Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Chuvas renovam esperança dos produtores e soja segue em desenvolvimento

Publicada em 17/01/2020

  • Chuvas renovam esperança dos produtores e soja segue em desenvolvimento

Com 99% da área prevista para a safra de 5.978.967 hectares já implantada, as lavouras de soja no Rio Grande do Sul estão 56% na fase de desenvolvimento vegetativo, 34% em floração e 10% em enchimento de grãos. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (16/1), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as condições físicas do solo em termos de retenção de água têm estabelecido diferentes condições de desenvolvimento às plantas.

Em parte das lavouras em desenvolvimento vegetativo, vem ocorrendo murchamento de folhas; naquelas mais adiantadas, tem havido abortamento de flores nas primeiras camadas. Em solos mais rasos ocorre morte de plantas devido ao déficit hídrico (reboleiras).

Em geral, o desenvolvimento das lavouras de soja ainda é satisfatório, mesmo diante da falta de umidade e altas temperaturas das duas últimas semanas. A permanência dessas condições de tempo pode resultar em perdas de produtividade. A irregularidade de chuvas indicará os percentuais de perdas.

Em Cruz Alta, a cultura da soja foi bastante afetada pela estiagem, comprometendo o desenvolvimento das lavouras plantadas em outubro. Estimou-se em 80% a quebra no milho sequeiro, 30 % no milho irrigado e 30 % na soja. Não foi decretado situação de emergencia no município.

Em geral, evidenciaram recuperação as lavouras em desenvolvimento vegetativo que tiveram crescimento e desenvolvimento reduzido no período da estiagem. Há registro de baixa incidência de pragas, não sendo necessárias medidas de controle.

No milho, apesar das chuvas ocorridas no Estado, os acumulados não revertem o déficit hídrico em boa parte das lavouras, que tem prejudicado o desenvolvimento da cultura. Totalmente implantada no RS, a cultura do milho encontra-se 20% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 28% em enchimento de grãos, 26% maduro e 13% dos 771 mil hectares já foram colhidos.

prumo condominios
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface