Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vigilância em Saúde de Cruz Alta recebe um novo veículo para uso de serviços

Publicada em 13/01/2020

  • Vigilância em Saúde recebe um novo veículo para uso de serviços

Na tarde da última sexta-feira (10), foi realizado o ato da entrega de um novo veículo para a Vigilância em Saúde. A caminhonete servirá de suporte de atividades para os quatro setores da vigilância: Epidemiológica; Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental e Vigilância em saúde do Trabalhador.

O automóvel servirá para as melhorias em vários serviços da vigilância como atividades de campo, por exemplo. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Adelita Missio Lopes, salienta que com mais um veículo a serviço da vigilância ajudará nos demais serviços e transportes de produtos. “É uma caminhonete duplada que servirá para melhorias nos serviços como transporte de imunológicos, bloqueios de venenos, transporte de produtos impróprios e inspeções em PES - Pontos Estratégicos e PITS - Pontos Triatominiais, etc”.


 Transporte de imunológicos
 Uma equipe normalmente vai as localidades rurais mais distantes para verificar se há a existência do inseto “barbeiro”. São realizadas coleta de material no fluxo de rotina na Upa e em Hospitais para fazer o registro Civil, a equipe coleta as notificações em casos como, por exemplo, se existe uma suspeita de gripe, toda a documentação prevista é recolhida. São também realizadas inspeções em aproximadamente 4600 estabelecimentos em Cruz Alta (dados de 2019) que necessitam do alvará sanitário para funcionar regulamente. Documento este que contém permissão para o funcionamento dos estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário. Existe uma equipe de vacinadoras que vão aos postos que não tem sala de vacina. Além disso, em fevereiro começará a campanha de vacinação do HPV, e em seguida já começam as campanhas da H1N1, Pólio, etc. A cada semana uma equipe visita um bairro diferente para fazer a vistoria como, por exemplo, na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Entre várias outras atividades de campo que o setor realiza.

O novo veículo foi adquirido através de recursos da Vigilância em Saúde (federal, estadual e municipal). Para mais Informações, a Vigilância em Saúde está localizada na Rua Pinheiro Machado esquina com a Rua Professor Annes Dias 1437, os telefones são (55)3324-3869 e (55) 3324-3600.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - Cruz Alta

Confira outras imagens

  • Vigilância em Saúde recebe um novo veículo para uso de serviços
prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface