Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Salto do Jacuí entre as 10 cidades no RS com alta infestação de dengue

Publicada em 13/01/2020

  • Salto do Jacuí entre as 10 cidades no RS com alta  infestação de dengue

O Rio Grande do Sul tem 99 cidades onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é considerada como situação de alerta ou de alto risco de transmissão da dengue, chikungunya e zika. O número representa os municípios onde mais de 1% dos imóveis vistoriados por agentes de endemias apresentaram larvas do inseto. No ano passado, mais de 1,3 mil casos dessas três doenças transmitidas por ele foram confirmados no Estado. Salto do Jacuí está na sétima posição do ranking.

O fato reforça as ações preconizadas pela Secretaria da Saúde (SES), principalmente agora no verão. A temporada é a de maior atenção, já que a proliferação do mosquito aumenta em virtude das temperaturas mais altas. O principal cuidado deve ser em relação a locais com água parada, que é onde o Aedes deposita seus ovos.

Entre essas 99 cidades, a situação é de maior atenção em 10 delas. Elas tiveram no último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre outubro e dezembro de 2019, Índice de Infestação Predial (IIP) superior a 4%, que indica o percentual de imóveis vistoriados onde houve a presença de larvas do mosquito. Esses municípios estão localizados majoritariamente nas regiões norte e missioneira do Estado. Abaixo, em ordem, a lista das localidades com maiores indicadores:

Posição – cidade (região) / índice
1 – Bom Progresso (Norte) / 8,2
2 – Jaboticaba (Norte) / 7,4
3 – São José das Missões (Norte) / 5,5
4 – Quinze de Novembro (Alto Jacuí) / 4,8
5 – Alecrim (Missioneira) / 4,7
6 – Alegria (Missioneira) / 4,7
7 – Salto do Jacuí (Alto Jacuí) / 4,5
8 – São Leopoldo (Metropolitana) / 4,5
9 – São Nicolau (Missioneira) / 4,2
10 – Tuparendi (Missioneira) / 4,1

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface